segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Os livros que nos maravilham...

Mais do que preparar para uma outra fase, a leitura cria expectativa, encantamento, provoca hipóteses sobre a história, cria mistério. Tornar-se leitor, mesmo sem saber ler, causa prazer.
Maria Letícia

Ao manusear um livro, o bebé, entra num mundo maravilhoso que parece um sonho, rico em emoções e sentimentos As cores, os materiais e os sons são mágicos. O bebé sente um prazer único que deve ser partilhado com o adulto que o ajuda a crescer.

O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida fora.
 Bamberger


A leitura estimula o bebé ao olhar, apontar, tocar, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas, imitir sons e mais tarde, repetir. Mas talvez a razão mais importante da leitura para o bebé seja a conexão emocional entre o colo do adulto, a sua voz, o seu carinho e os livros. Ler para um bebé é um ato de amor.

O conhecimento do mundo chega para as crianças da primeira infância por meio dos sentidos e do afeto. A leitura resolve as duas necessidades.
Albert Einstein Matsuoka.

Sem comentários:

Enviar um comentário