terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Grandes, pequenos, médios... todos cheios de cor!

A semana passada os bebés passaram por uma experiência muito engraçada com um objeto comum de todos nós... o alguidar! Aliás não foi só um, foram muitos alguidares coloridos e de tamanhos diferentes!  
 

As brincadeiras foram mais que muitas: com estes alguidares pudemos brincar ao  jogo do cu-cu,  observar, agarrar, bater, ouvir os sons... as explorações foram inúmeras e várias vezes repetidas.
 

A exploração e a brincadeira também levam a coisas sérias e é assim no meio de uma atividade que vemos a intencionalidade do educador de trabalhar os conceitos dentro/em cima/de lado/em baixo, etc. No meio de tanto divertimento houve ainda muitos sorrisos, mimos e afetos. E o que todos se riram quando alguns bebés de enfiaram dentro dos alguidares... são dias assim, cheios de vida e animação que têm os bebés no nosso Berçário.

 
[...] A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo.

Dahlberg, Moss e Pence 2003, p. 72

1 comentário: